Blog Toldos e Coberturas

Last Posted: 09-Jul-2018 | Total Posts: 103

Ideias para fechar varandas

Oliveiros Queiros - Wednesday, July 11, 2018

Ou porque está sol e faz calor ou porque está frio e faz vento, somos constantemente recordados que “deviamos fazer alguma coisa naquela varanda”. Afinal é um espaço tão agradável e nem sempre podemos usufruir dele, ora porque está calor, ora porque não está!

Os nossos clientes procuram-nos também para darmos ideias para fechar varandas. O que fazer? Uma obra mais definitiva e impactante ou algo mais simples e amovível? As opções são diversas, e a melhor apenas depende do que cada cliente quer para o seu espaço.

Cortinas de Vidro

É talvez a solução para escolhida pelos nossos clientes para fechar varandas. Sem calhas visíveis e de fácil manuseamento, as cortinas de vidro permitem que a varanda fique fechada quando é preciso e aberta quando o tempo o permite. Sempre sem perder a vista!

Pára-vento regulável

Se procura uma solução mais charmosa tem a opção de colocar pára-vento reguláveis. São fáceis de manusear e dão um toque de modernidade à sua varanda.

Toldos Verticais

Procura uma ideia para algo mais simples e fácil de implementar? Que tal uns toldos verticais? Sozinhos ou em conjunto com umas cortinas de vidro, ajudarão a manter a temperatura do interior da casa, contribuindo também para uma poupança energética.

Sombreadores

Mais simples ainda, fácil de retirar e colocar quando necessário – um sombreador. Não protege do vento nem do frio, mas num final de tarde cheio de sol pode ser o suficiente para tornar a sua varanda num lugar aprazível para tomar uma bebida, ler um livro ou simplesmente descansar.

Ideias há muitas, tudo depende do que se quer e das possibilidades de cada varanda. Na Arquitetoldos sugerimos sempre visitar o espaço dos nossos clientes para melhor percebermos o que pode ser feito e aconselharmos a melhor solução para cada caso, ou cada varanda! 

Fale connosco, apresente-nos a sua ideia ou peça-nos uma opinião. Os orçamentos são sem compromisso!

Protecção para sol e vento em Hotéis

Oliveiros Queiros - Wednesday, June 27, 2018

Um hotel é muito mais que um espaço para dormir e tomar um bom pequeno-almoço. Em muitos casos os clientes procuram usufruir das comodidades e infraestruturas dos hotéis onde se instalam, quer seja para lazer ou trabalho.

Sempre que possível os hotéis disponibilizam aos seus clientes áreas exteriores à medida das suas possibilidades físicas, pois sabem que a permanência e satisfação dos hóspedes são a chave do seu sucesso a longo prazo. Desde um simples terraço com algumas mesas para servir um bom café a um amplo jardim com mesas e esperguiçadeiras à beira-rio para quem procura descansar em harmonia com a natureza, todos fazem os melhor pelos seus clientes.

Algumas das preocupações que surgem sempre que se pensa no que fazer num espaço exterior são a sombra e o vento– como manter o conforto das pessoas nos dias com mais sol e/ou mais vento! Mais, como fazê-lo sem interferir demasiado com a arquitetura e estética do hotel como um todo?

Na Arquitetoldos, ao longo destes mais de 30 anos de trabalho, temos tido oportunidade de colaborar com alguns hotéis do nosso país, e temos desenvolvido vários projectos com diversas soluções que têm deixado os nossos clientes satisfeitos com os resultados.

Por exemplo, a solução mais simples de implementar e que atende muitos dos casos que nos são apresentados é a colocação de sombreadores. Quer se trate de uma esplanada, um terraço ou mesmo um espaço à beira da piscina, um bom e bonito sombreador faz toda a diferença para os clientes que procuram o ar livre nas horas de mais calor.

   

Contudo, alguns hotéis procuram uma solução mais elaborada, que não faça apenas sombra mas que torne o espaço muito mais agradável e exclusivo de quem o frequenta. Nesse sentido, em alguns projectos, as pérgolas bioclimáticas são a melhor solução. Com a possibilidade de integrar protecção lateral, esta opção é vantajosa também para a protecção contra o vento.

   

Por falar em protecção contra o vento, os pára-vento reguláveis podem ser aplicados quer em conjunto com os sombreadores quer em conjunto com as pérgolas bioclimáticas. De fácil manuseamento e facilmente enquadráveis em qualquer tipo de arquitetura, são uma excelente solução para varandas ou terraços à beira-rio.

   

Mas não é só no exterior que o sol pode incomodativo em certas horas do dia, os próprios quartos também aquecem bastante quando expostos directamente no pico do calor, levando a um potencial desconforto do cliente e a um aumento do consumo de energia do ar condicionado. Em alguns casos, e sempre com uma especial atenção à componente estética, a colocação de toldos em todas as janelas ajuda a resolver esse problema.

   

Como vê as soluções são diversas e o melhor é aconselhar-se sempre com especialistas como a Arquitetoldos. Nós trabalhamos directamente com os hotéis mas também com arquitetos e decoradores responsáveis pelas obras. Fale connosco e agende uma visita ao seu Hotel!

Prolongamento de Espaço no Restaurante Faz Figura

Oliveiros Queiros - Wednesday, June 13, 2018

Fundado em 1974, o Restaurante Faz Figura serve boa comida num espaço com vista para a Estação de Santa Apolónia e para o Rio Tejo.

Com a intenção de melhorar as instalações e proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes, o Restaurante Faz Figura decidiu contratar à Arquitetoldos a remodelação do Prolongamento de Espaço já existente no restaurante.

No terraço agora renovado foi colocada uma cobertura em policarbonato alveolar com um toldo horizon por baixo, o que permite recolher o toldo quando se pretende dar mais luz ao espaço.

Nas laterais colocamos Cortinas de Vidro sobre calhas em slide. Desta forma o terraço pode estar fechado sem perder a magnífica vista para Tejo, mas nos dias de bom tempo pode-se abrir as cortinas e proporcionar uma refeição ao ar livre aos apreciadores da boa gastronomia que elegem o Faz Figura para as suas refeições.

Ficam algumas imagens do trabalho feito pela Arquitetoldos. O seu estabelecimento comercial também precisa de remodelar o terraço ou criar um prolongamento de espaço para os seus clientes? Contacte-nos e vamos ver a melhor solução!

BarFachadaInteriorVista para o bairro
Vista interiorPainel de LisboaVista Santa ApoloniaVista Tejo

Prolongamento de Espaço com uma Pérgola Bioclimática

Oliveiros Queiros - Tuesday, May 29, 2018

As pérgolas bioclimáticas mostraram ser um produto premium bastante versátil, com inúmeras possibilidades de aplicação nos espaços dos nossos clientes.

Numa vivenda na Ericeira, terra de praia, surf e bom marisco, fizemos recentemente um Prolongamento de Espaço utilizando precisamente uma Pérgola Bioclimática.

A pérgola em si foi montada com as suas características base, ou seja, uma estrutura de alumínio com lâminas ajustáveis e motorizadas, manuseadas através de controlo remoto. Neste caso o cliente optou ainda pela colocação de focos de led com regulador de intensidade embutidos nas lâminas.

Para completar o prolongamento de espaço e proteger as laterais da pérgola, foram colocadas Cortinas de Vidro (utilizando vidro temperado) que correm sobre calhas em slide, ou calhas deslizantes conforme lhes chamamos num texto dedicado que escrevemos há alguns meses.

E assim, de um modo simples e rápido, a vivenda passou a contar com mais alguns metros de espaço para usufruto desta família. Gostaria de avaliar uma solução de Prolongamento de Espaço para a sua casa ou estabelecimento comercial? Fale connosco!

Pérgolas Bioclimáticas – exemplos tirados de outros países

Oliveiros Queiros - Wednesday, May 16, 2018

Quando há dois anos, precisamente em Maio de 2016, decidimos incorporar no nosso portefólio as Pérgolas Bioclimáticas, sabiamos que estávamos a apostar num produto premium para um cliente exigente e sempre acreditamos que era uma solução que se enquadrava muito bem nos espaços de alguns dos nossos clientes.

Hoje a Aquitetoldos conta já com mais de uma dezena de Pérgolas Bioclimáticas colocadas no mercado Português e sentimos que este é um produto que, há medida que fica mais conhecido, começa a fazer parte das opções existentes para proteger os espaços dos nossos clientes do sol, chuva e vento.

Embora seja uma solução relativamente recente no mercado Português, noutros países existem inúmeros exemplos de como ficam as Pérgolas Bioclimáticas quando montadas nos espaços dos clientes. Decidimos ir à procura de alguns desses exemplos lá fora e partilha-los aqui neste espaço. Encontramos implementações lindíssimas e dignas de serem partilhadas.

Começamos por dar destaque ao nosso parceiro internacional para as Pérgolas Bioclimáticas, a Durmi. Vejam o catálogo para algumas ideias do que pode ser feito.

Encontramos excelentes exemplos de trabalhos espectaculares em vídeos de uma empresa Francesa, a https://www.biossun.com/en/discover-biossun.

Biossun Bioclimatic Pergolas and Terrace Covers - Residential Installs
Biossun Bioclimatic Pergolas and Terrace Covers - Commercial Installs

Cruzamos-nos ainda com este vídeo de uma empresa Italiana, a https://www.gibus.com/en/corporate. É só um exemplo, mas vale a pena sonhar!

Gibus - bioclimatic pergola + integrated screens Med Varia

Esta empresa Libanesa, a http://www.profalhusseini.com/aboutus.php, conta em vídeo um exemplo de integração de uma pérgola bioclimática num espaço único.

Finalmente, dissemos-lhe que a também a Arquitetoldos já desenvolveu mais de uma dezena de projectos nesta área das Pérgolas Bioclimáticas. Também nós já temos um exemplo em vídeo para partilhar com os nossos clientes e darmos uma ideia do que podem fazer.

Pérgola Bioclimática em Vivenda

Como viu as aplicações desta solução premium são imensas, só limitadas pela imaginação. Quer discutir uma ideia para o seu espaço com um elemento da nossa equipa. Peça-nos um orçamento via site, telefone (219 758 190 ) ou email (arquitetoldos@arquitetoldos.com.pt).

Antes de dar orçamento gostamos de visitar o seu espaço

Oliveiros Queiros - Tuesday, April 24, 2018

Os nossos clientes procuram-nos sobretudo para que lhes possamos fornecer soluções de protecção para o sol, vento e chuva para o exterior das suas casas. Mas nem sempre a melhor solução é aquela que o cliente inicialmente pede. Essa é uma das razões porque gostamos sempre de ver o espaço do cliente antes de apresentarmos uma proposta ou sugestão.

Todos os dias recebemos pedidos para produtos como toldos, cortinas de vidro ou pérgolas. Mas a nossa experiência diz-nos que nem sempre percebemos o pedido do cliente antes de visitar o espaço em si. Uma das razões é que a língua Portuguesa tem mais que um nome para coisas semelhantes, o que pode gerar alguma confusão. Vejamos alguns exemplos.

Alguns clientes pedem-nos soluções para a sua “Varanda”. Imediatamente pensamos que umas cortinas de vidro ou uns toldos verticais são duas possíbilidades. Eis senão quando visitamos o espaço e o cliente tem um “Terraço”... onde provavelmente poderia ser colocada uma pérgola bioclimática ou onde se poderia fazer um prolongamento de espaço.

Pedem-nos frequentemente para “fechar marquises” quando a solução procurada são “cortinas de vidro para varandas”. Um produto que também é chamado por alguns de “janelas panorâmicas”.

Alpendres, varandas e marquises são termos que significam coisas diferentes mas que por vezes se confundem.

Pátios, terraços ou mesmo jardins interiores também significam coisas diferentes mas que nem todos entendemos da mesma forma.

Até na solução acontecem os mal-entendidos: toldos direitos e toldos verticais podem ser a mesma coisa para alguns mas são tipologias diferentes de toldos.

Enfim, como se costuma dizer “ a língua portuguesa é muito traiçoeira”. É por isso que gostamos de visitar o seu espaço antes de emitirmos opinião ou darmos orçamento. Gostamos de perceber exactamente a ideia dos nossos clientes, pois só assim podemos apresentar a melhor solução.

Qualquer que seja o seu espaço e qualquer que seja o nome que lhe dê, se é para protecção do sol, chuva e vento, a Arquitetoldos tem a solução. Contacte-nos e um dos nossos especialistas combinará consigo uma visita sem compromisso.

Cortinas de Vidro em Restaurante

Oliveiros Queiros - Thursday, April 12, 2018

O Restaurante Buffet Onda de Sabores, sito na Alameda dos Oceanos em Lisboa, decidiu prolongar e fechar a sua esplanada com Cortinas de Vidro.

O restaurante conta com um espaço amplo no interior e com uma esplanada para os clientes que preferem comer ao ar livre. Contudo, como acontece em muitos estabelecimentos comerciais, basta começar a chover ou fazer algum vento para que a esplanada fique inutilizada.

Com o intuito de prestar um melhor serviço aos seus clientes e de rentabilizar mais o espaço disponível, o restaurante Onda de Sabores pediu uma solução à Arquitetoldos. A solução deveria possibilitar fechar a espalanada quando o tempo assim o exige, mas deveria igualmente deixar que a esplanada ficasse aberta quando está bom tempo.

A escolha recaiu numas Cortinas de Vidro, solução ao mesmo tempo robusta e flexível e que vai ao encontro do desejado pelo Onda de Sabores. Foram colocados os paineis de vidro numa lateral e na frente da esplanada e foi colocada uma porta com fechadura para quando quiserem fechar completamente o espaço.

Para ver o resultado final pode ver as imagens que partilhamos de seguida, mas o melhor mesmo é visitar o Restaurante Onda de Sabores, saborear uma refeição na espalanada e sentir o efeito das Cortinas de Vidro no ambiente que vai encontrar.

Antes de ter Cortinas de VidroVista ExteriorPorta de Entrada da EsplanadaVista de Frente
Vista InteriorVista lateral

Será também esta a solução para o seu espaço? Para obter a nossa opinião solicite um orçamento grátis através do formulário que pode encontrar no site da Arquitetoldos.

Pérgola Bioclimática com Cortinas de Vidro

Oliveiros Queiros - Wednesday, March 28, 2018

Desde que em 2016 a Arquitetoldos começou a comercializar e instalar Pérgolas Bioclimáticas, este produto premium tem tido uma procura e entregas crescentes.

Em Janeiro de 2017 publicamos um texto sobre uma das questões que mais nos colocam sobre este tipo de pérgolas - “…dá para fechar as laterais?”.

Hoje partilhamos imagens de uma das Pérgolas Bioclimáticas que instalamos recentemente numa vivenda de um cliente, imagens essas que respondem à questão colocada no referido texto com um exemplo prático de uma das soluções possíveis.

As três soluções que enumerados à data foram Cortinas de Vidro, Pára-Vento Regulável e Toldos Verticais. Este cliente optou pela solução Cortinas de Vidro e o resultado é o que podem ver nas fotos.

Vista ExteriorFachada JardimFachada PiscinaVista Interior
Lâminas abertasLâminas fechadas

Será também esta a solução para o seu espaço? Para obter a nossa opinião solicite um orçamento grátis através do formulário que pode encontrar no site da Arquitetoldos.

Toldos direitos ou toldos verticais?

Oliveiros Queiros - Thursday, March 15, 2018

São quase a mesma coisa e por vezes até se gera alguma confusão na utilização destes dois termos para definir o tipo de toldo que queremos ilustrar. Mas não são o mesmo!

Creio que na imagem acima se consegue ilustrar bem a (pequena) diferença:

  • Toldos Verticais são os toldos que vemos na varanda da casa. Caem completamente na vertical, ajudando a proteger a varanda do sol; 
  • Toldos Direitos são toldos que quando abertos ficam totalmente direitos, estendidos, tal com nos toldos que vemos por cima das portas da casa na imagem.

Chamam-se Toldos Direitos por contraste com outros tipos de toldos, como sejam os Toldos Horizon ou os Toldos Concha ou os Toldos Cofre. Aliás, o mais correcto é chama-los de Toldos Direitos de Braços Extensíveis (braços esses que podem sem manuais ou motorizados e até ligados ao sistema de domótica quando a casa o tem). 

Na Arquitetoldos somos especialistas em Toldos e estamos cá para ajudar os nossos clientes a escolher o melhor para os seus espaços. É por isso que partilhamos o nosso conhecimento sobre este tema neste nosso espaço online. Relembramos alguns dos textos já publicados: 

Dicas para prolongar a vida do seu toldo 

De que cor quer o seu toldo? 

Que tecido escolher para o meu toldo? 

Quando pudermos ajudar, não hesite, ligue 219 758 190 ou preencha o formulário no nosso website.

Arquitetoldos na Expojardim 2018

Oliveiros Queiros - Monday, March 05, 2018

A Arquitetoldos tem marcado presença regular na Expojardim e este ano, 2018, não será excepção. De 9 a 11 de Março lá estaremos para apresentar os nossos produtos e serviços e responder às questões que os nossos clientes nos queiram colocar.

A participação da Arquitetoldos neste Feira anual é importante para a empresa porque nos permite apresentar algumas novidades ao mercado, mas também porque é uma oportunidade de falar pessoalmente com algumas das pessoas que nos conhecem através do nosso site e que ali nos dão o prazer da sua presença.

A Expojardim terá lugar na ExpoSalão / Batalha e irá realizar-se entre sexta-feira, dia 9 de Março, e Domingo, dia 11 de Março, sempre entre as 10h e as 20h.

Aproveitamos este texto para sugerir que clique neste link para aceder ao Convite Oficial da Expojardim. Inscreva-se e venha visitar-nos!