Blog Toldos e Coberturas

Last Posted: 11-Sep-2019 | Total Posts: 131

Regresso às aulas... com sombra!

Oliveiros Queiros - Wednesday, September 11, 2019

Esta semana é a semana oficial do regresso às aulas. Centenas de milhar de crianças e adolescentes terminam as suas férias e voltam à sua rotina de aprendizagem e preparação para um futuro à medida das suas ambições e expectativas.

Mas a escola, sobretudo para os mais novos, não é feita só de aulas e matéria nova para aprender. A escola também é brincar, socializar e diversão. Afinal, foi na escola que muitos de nós passamos alguns dos melhores momentos das nossas vidas e onde conhecemos alguns dos nossos melhores amigos.

É por isso que as zonas de recreio das escolas são tão importantes para o desempenho geral dos seus alunos. É ali que brincam e se divertem nos intervalos das aulas e quando o tempo assim o permite. Algumas escolas têm até pequenos parques infantis que fazem a delícia dos mais novos. E se está sol é vê-los felizes e contentes e... coradinhos!

Nos dias de mais calor, comos os que ainda temos este ano, fazia falta ali uma sombra, não era? Mas como? O que pode ser colocado num recreio ou parque infantil que seja seguro, fique bem enquadrado esteticamente e ainda faça sombra? Na Arquitetoldos temos a solução.

Sugerimos umas pergolas em madeira com uns toldos horizon no topo. A madeira é um material que se enquadra na perfeição em qualquer ambiente ao livre e os toldos horizon podem estar abertos quando está sol e podem estar fechados se não está sol ou se não está ninguém no espaço. Para as crianças significaria a mesma diversão mas com sombra!

Para soluções de sombreamento para escolas ou parques infantis ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Valorize a sua casa, melhore a área exterior

Oliveiros Queiros - Thursday, August 22, 2019

Os profissionais da área do imobiliário sabem que uma área externa de qualidade é um factor diferenciador na hora de atrair compradores de casas e investidores para as propriedades que têm para venda.

A área de entretenimento ao ar livre é um dos principais factores na venda de uma propriedade e, com uma área profissionalmente bem acabada, pode agregar um valor significativo a uma casa.

Existe uma tendência para vivermos a vida em casa numa dictomia interior-exterior. Uma área de proteção contra intempéries bem projetada traz uma vida e uma atmosfera a uma casa como principal recurso de entretenimento e estilo de vida para a família e amigos.

É um fator emocional para muitos compradores de residências e um fator influente na venda e compra de uma propriedade.

Uma área externa, como um deck ou terraço, pode valorizar uma casa aos olhos dos compradores. Adicionar uma área externa que leva a uma área de entretenimento interna pode fazer uma grande diferença no valor de uma propriedade.

A tendência atual é atualizar a área ao ar livre regular para um espaço de vida interior-exterior. O dinheiro gasto numa área bem projetada de proteção contra intempéries, como a nossa pérgola bioclimática, traz a conexão emocional entre os compradores e o estilo de vida que a propriedade oferece.

Não importa a localização ou tamanho, para maximizar o valor da casa, deve considerar o seguinte:

  • Quão bem a área externa se integra com o espaço interno;
  • O espaço interno é confortável na maioria das condições climáticas (se não todas) e pode ser usado durante a maior parte do dia, proporcionando fluxo de ar e sombra?
  • A área externa melhora a propriedade?
  • A área ao ar livre tem o factor UAU para todos que vêem e desfrutam do espaço?

A Arquitetoldos é especializada em pérgolas, sol e proteção contra intempéries e soluções de proteção contra o vento, personalizando um design que atenda às necessidades da sua propriedade. 

Quando pensar em valorizar a sua casa ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Estores de interior podem ser mais seguros

Oliveiros Queiros - Friday, August 09, 2019

As crianças são a alegria de uma casa. Brincam, pulam, saltam, riem-se muito, falam alto e... por vezes.... fazem das suas. Quem tem filhos sabe bem do que falo!

Um destes dias um dos nossos fornecedores contou-me que uma das suas filhas resolveu pendurar-se nas cortinas da sala e o varão cedeu de um dos lados. Ninguém se magoou mas soou o alarme na cabeça dos pais: alguém se podia ter magoado.

Creio que é de alguma forma tradição usarmos cortinas de tecido para tapar as janelas e portas de vidro das nossas casas. Aquelas cortinas clássicas cujo tecido desce de um varão redondo preso em cima, que abrem ao meio e dão um ar mais ou menos clássico à habitação.

Quem quer criar um ambiente mais moderno em sua casa conta com outras opções, que de uma forma genérica podemos chamar de “estores de interior”. Existem várias soluções deste tipo, desde estores de rolo a estores venezianos ou estores japoneses. Pode ver mais informação num texto que escrevemos há algum tempo entitulado “Estores de interior e mosquiteiros”.

A melhor solução é, sempre, a que mais agrada ao cliente. Mas não posso deixar de pensar que, por vezes, os estores de interior são mais seguros para as crianças, pois não têm de ficar ao seu alcance. Os estores de interior permitem:

  • Que o tecido fique levantado e fora do alcance das crianças; 
  • Que o fio que permite levantar e baixar o tecido fique preso num suporte que se coloca na parede, fora do alcance das crianças; 
  • Que o tecido baixe até ao chão quando necessário ou quando as crianças crescerem.

Se pensar em trocar as suas cortinas de tecido por estores de interior, consulte-nos. Temos uma vasta oferta à sua disposição. Ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Esplanada coberta à beira Tejo

Oliveiros Queiros - Wednesday, July 24, 2019

Mesmo à beira do Tejo, com uma vista magnífica sobre Lisboa, encontramos um espaço privilegiado chamado Camarro Lounge. È o local perfeito para saborear uma enorme selecção de pratos saborosos, seguidos de uma noite bem passada ao som de música moderna.

Este Bar no Barreiro tem uma área para esplanada que é qualquer coisa: ampla e com uma vista incrível, é um dos espaços preferidos dos clientes. Por isso mesmo, os responsáveis da casa não se cansam de tudo fazerem para que o espaço seja sempre o mais agradável possível.

Se no Inverno a opção passa muitas vezes por tornar a esplanada aquecida, para o Verão a solução requer a criação de um ambiente sombreado e protegido do vento que por vezes sopra. Foi por isso que o Camarro Lounge contratou os serviços da Arquitetoldos.

Começamos por elevar a esplanada com uma estrutura forrada com policarbonato na lateriais e deck composito para o chão. Na lateral da esplanada foram colocadas Guardas de Vidro e para a cobertura foi desenhada uma estrutura em ferro galvanizado e lacado para suportar os toldos horizon que permitem abrir e fechar o espaço a gosto.

São inúmeras as esplanadas cobertas que a Arquitetoldos tem feito ao longo de mais de 30 anos de atividade, e o mais engraçado é que cada obra é única e adaptada ao desejo dos proprietários os espaços. E é disso que nós gostamos, de criar espaço de sombreamento personalizados e adequados aos objectivos de cada cliente.  

Para criar a sua esplanada coberta personalizada , ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Uma sombra e uma bebida fresca, por favor!

Oliveiros Queiros - Tuesday, July 16, 2019

Num dos dias mais quentes do ano (até à data), vá-se lá saber porquê, dei por mim a ler um artigo da Vida Ativa, especificamente o texto 6 REFRESCOS A QUE NÃO VAI RESISTIR NO VERÃO. Vou experimentar algumas daquelas ideias de bebidas frescas no jardim lá de casa.

È nesta época que pensamos mais em férias, esplanadas, sombras e bebidas frescas. Se possível, todas juntas! QUERO uma bebida fresca à sombra de uma esplanada enquanto estou de férias no meu local favorito.

Se for ali para os lados de Carcavelos, experimente passar no Restaurante La Plage. Delicie-se com uma refeição à beira da praia, à sombra dos toldos horizon da Arquitetoldos e resguardado do vento por umas guardas de vidro que lá colocamos.

Se for um pouco mais para cima, por exemplo para a Ericeira, experimente o Crumble de Maçã com Gelado do Restaurante com Pinta. Sente-se confortavelmente na esplanada coberta feita pela nossa empresa e acompanhe com uma qualquer bebida fresca a seu gosto.

Se é daquelas pessoas que acha que beber uma bebida fresca à sombra num local agradável é algo que pode, e deve, ser feito em casa sempre que possível, porque não faz como este nosso cliente ali da Comporta? Colocou uma pergola em ferro galvanizado e lacado na sua casa e hoje pode usufruir da daquele espaço extra com a sua família e amigos.

Ou como fez um outro nosso cliente da Praia das Maças, que nos pediu uma pérgola bioclimática para o seu jardim. Prescisa de uma solução mais criativa? Veja o que fizemos para criar uma cobertura de piscina com uma estrutura em alumínio!

É esta a nossa missão: fornecer soluções de sombreamento que permitam que os nossos clientes bebam bebidas frescas à sombra no Verão (brincadeira).

Precisa de uma sombra para beber a sua bebida fresca? Ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Esplanada coberta na Ericeira

Oliveiros Queiros - Wednesday, June 26, 2019

Bem no centro da Ericeira, terra de praia, surf e boa comida, fica o Restaurante Com Pinta

Portador de uma ementa diversa, pode escolher pratos como um Hamburger Praia, um Penne Rigatte Vegetariano ou um Caril de Camarão, entre muitos outros. Pessoalmente, fiquei mesmo impressionado foi com o Crumble de Maçã com Gelado. Experimente e verá o que quero dizer!

O restaurante conta com um espaço interior acolhedor e bem decorado. Contudo, a esplanada no seu exterior necessitava de ser construída de novo de modo a melhor servir os seus clientes e a dar uma outra beleza à sua fachada.

A Arquitetoldos foi contratada para executar a esplanada coberta do Restaurante Com Pinta. Foi feita e montada uma estrutura em ferro galvanizado e lacado a branco, fechada nas laterais com cortinas de vidro em slide e coberta com tela PVC anti-fogo. O chão foi feito com deck compósito.

Veja o vídeo desta esplanada coberta seguindo este link.

Para obter uma solução semelhante para o seu espaço comercial, ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Os melhores acessórios para a sua pérgola bioclimática

Oliveiros Queiros - Thursday, June 13, 2019

São cada vez mais os particulares e detentores de espaços comerciais ou públicos que optam por ter uma pérgola bioclimática ao invés de uma pérgola tradicional ou de um toldo. Estas estruturas são especialmente procuradas porque, para além de serem elegantes, a sua construção inteligente e recorrência à domótica faz com que seja possível aproveitar os espaços exteriores quer no Inverno quer no Verão, de dia ou de noite. Tal é possível porque as lâminas da parte superior são motorizadas e operadas a partir de um controlo remoto que permite orientá-las a a 45º, 90º ou 145º. Este tipo de construção permite-nos, assim, proteger contra ou aproveitar o sol mas também fará com que seja possível estar no exterior nos dias mais ventosos ou até chuvosos.

Há muitas componentes e acessórios que farão com que a sua experiência ou dos seus clientes ou convidados seja melhor, quando falamos em aproveitar todas as funcionalidades e potencialidades de uma pérgola bioclimática.

Sistema de iluminação LED

Uma das principais vantagens das pérgolas bioclimáticas, tal como já foi referido, é que estas podem ser aproveitadas tanto de dia como de noite. Para isso, o melhor será optar por um sistema de iluminação LED. Pode, até, adicionar um sistema inteligente que pode controlar o foco e a intensidade e programá-lo para que ligue e desligue automaticamente. O resultado? Uma sensação de conforto, funcionalidade e praticidade. É de referir também que o sistema LED é o mais ambientalmente sustentável e com uma performance mais eficiente, gerando baixos níveis de gastos de energia.

Sistema para regular temperatura e luz solar

A incorporação de um sistema moderno de sensores que regulam automaticamente a temperatura e a radiação solar fará com que espaço seja extremamente aproveitado. Este sistema é baseado em sensores que estão conectados a automatismos usando a tecnologia wireless, a partir do qual poderá controlar e regular a posição das lâminas de alumínio, de acordo com as condições atmosféricas. Conforme o sistema que escolher, poderá controlar as diferentes funções da sua pérgola bioclimática através do seu smartphone ou tablet. Já viu o quão prático esta funcionalidade se pode tornar? Com este sistema poderá estar confortavelmente sentado ou a fazer outras actividades e a controlar o sistema de luz, bem como a radiação que pretende na pérgola.

Sensores de chuva e vento

Os dias menos bons não têm de ser um motivo para não aproveitar o espaço exterior na sua pérgola bioclimática. Os seus sistemas automáticos incluem sensores que detectam a temperatura e fecham completamente em caso de chuva ou vento.

Aquecimento

Da mesma forma que pode aproveitar os dias chuvosos na sua pérgola pode também desfrutar os dias mais frios no exterior. As pérgolas bioclimáticas têm a possibilidade de instalar sistemas de aquecimento. Estes podem ser completamente integrados no design e estrutura, não descurando a parte estética, oferecendo o máximo de conforto e relaxamento num espaço ameno. Tal como a iluminação, a temperatura pode ser controlada remotamente. Pode pedir orçamentos para este serviço na plataforma de multiserviços Zaask.

Sistema de som

No caso de ter um espaço comercial ou de restauração, é fulcral ter música ambiente no exterior. Sabia que pode instalar este sistema em pérgolas bioclimáticas? Pode incorporar um sistema de áudio com colunas integradas e ouvir a melhor música através de uma entrada USB ou Bluetooth. O melhor? Pode controlar estas acções através do seu smartphone ou tablet. Aproveite ao máximo o espaço exterior!

Para saber mais sobre as nossas soluções de sombreamento ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Soluções de protecção contra o vento

Oliveiros Queiros - Wednesday, May 29, 2019

Na génese do nosso trabalho estão as soluções de sombreamento para espaços particulares e comerciais. Contudo, não são raras as vezes que somos solicitados para recomendar e instalar soluções semelhantes, mas por causa do vento.

Na realidade, em muitos locais do nosso país (estou a lembrar-me de algumas zonas no concelho de Sintra, como na Quinta da Beloura) o vento é um entrave ao usufruto de espaços ao ar livre na casa das pessoas ou em estabelecimentos comerciais. Tanto ou mais que o sol!

Por vezes, proteger do sol não é suficiente, pois consegue-se uma sombra apetecível mas o vento não colabora. E lá fica a esplanada vazia ou lá se adia aquele almoço na varanda.

Entre as diversas soluções de que dispomos para protecção contra o vento vou destacar as duas (2) mais escolhidas e versáteis:

Cortinas de Vidro

Cortinas de vidro são painéis de vidro que deslizam sobre calhas, conferindo dessa forma a habilidade a qualquer espaço de poder alternar entre ser um espaço fechado ou um espaço aberto. Existe mais que uma opção técnica no mercado para este tipo de produto, mas o mais importante é que as cortinas de vidro (também há quem lhes chame Janelas Panorâmicas) são excelentes soluções para proteger do vento varandas em apartamentos e esplanadas em estabelecimentos comerciais. Podem ainda ser utilizadas para fechar Prolongamento de espaço, como poderá ver nas imagens que apresentamos na nossa página dedicada.

Pára-vento reguláveis

Pessoalmente considero esta uma solução mais premium, que torna os espaços mais harmoniosos e mais charmosos. Não permite um fechamento completo mas dá liberdade maior ao utilizador do espaço de controlar se quer que o pára-vento esteja subido ou em repouso. É também uma opção relativamente mais simples de instalar, já que vem pronto e é só colocar no espaço. Permite até que, em caso de necessidade, o pára-vento regulável seja mudado de lugar ou mesmo guardado, por exemplo, durante as férias de um café ou restaurante

Enfim, as soluções existem, o que é preciso é escolher e adequar cada uma às necessidades de cada cliente. E para isso estamos cá nós, para aconselhar quem nos contacta.

Precisa de uma solução de protecção contra o vento? Ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Benefícios de ter um toldo em casa

Oliveiros Queiros - Friday, May 17, 2019

Os toldos podem oferecer uma série de vantagens à sua casa, tanto dentro como fora. As opções são muitas e, por vezes o difícil é escolher entre os diversos modelos e as inúmeras cores disponíveis no mercado. Talmbém para isso pode contar com a Arquitetoldos. 

Neste texto decidi partilhar alguns dos benefícios que, em meu entender, um toldo pode oferecer à sua casa. Se se lembrar de mais algum, partilhe comigo e escreva para arquitetoldos@arquitetoldos.com.pt.

Um toldo cria um espaço de entretenimento adicional 

Quantas vezes já lhe aconteceu pensar que poderia estar a usufruir daquele espaço ao ar livre, por exemplo na sua varanda, não fosse o sol abrasador que se faz ali sentir? Pois é, um toldo poderá ser a solução simples e eficaz para que possa usar esse espaço mais vezes, com a família, amigos ou mesmo só.

Um toldo reduz os custos do consumo de energia 

Colocar um toldo numa janela pode reduzir significativamente os custos de energia para arrefecer essa divisão da casa, pois fará com que o ar condicionado tenha de trabalhar menos. 

Benefício bonús: quando consome menos energia está a contribuir para proteger o meio ambiente.

Um toldo ajuda a mudar o design da sua casa 

Uma das razões mais comuns pela qual as pessoas instalam toldos nas suas casas é a estética. Os toldos proporcionam uma maneira fácil de aprimorar o projeto arquitetonico da sua casa. 

Como os toldos podem ser encontrados em padrões e estilos infinitos, pode escolher um toldo que combine com o estilo e a decoração da sua casa. Quando bem integrado, um toldo pode também traduzir-se num aumento do valor de venda da sua casa, caso se decida mudar.

Um toldo protege do sol 

É a razão mais óbvia, mas não poderia faltar nesta lista: um toldo é uma excelente forma de proteger um espaço da exposição directa ao sol. 

Instalar um toldo retrátil sobre o seu deck ou pátio irá fornecer uma sombra valiosa e protegerá a sua família dos raios UV nocivos do sol. A redução direta da luz do sol com um toldo pode reduzir a temperatura do seu espaço alguns graus, protegendo a saúde da sua família e aumentando sua diversão ao ar livre. E os seus animais de estimação vão adorar a sombra também!

E é isto! Sempre que precisar de ajuda, não hesite, ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Como tirar medidas para um toldo

Oliveiros Queiros - Wednesday, April 24, 2019

Antes de mais deixe-me dizer-lhe que não tem de se preocupar com isso! Os nossos colaboradores estão todos formados para essa tarefa e terão todo o gosto em o fazer.

Ainda assim, pode querer fazê-lo para facilitar o seu pedido de orçamento. Nesse caso, ficam as seguintes indicações que podem ajudar:

1 - Meça a altura da parede onde pretende instalar o seu toldo.

Todos os toldos exigem uma altura mínima para instalação, pois temos de deixar espaço para sua a inclinação e abertura sem obstruir a usuabilidade do espaço. 

Este dado é relevante para podermos validar se o tipo de toldo que pretende comprar é o mais indicado para o seu espaço.

2 - Meça o quão largo quer que seja o toldo 

Nota: A largura real do tecido é cerca de 12cm menor que a largura total do toldo.

3 - Certifique-se que tem pelo menos 20cm de espaço vertical desobstruído onde quer montar o toldo. 

E pronto, é só isso! Envie as suas medidas para arquitetoldos@arquitetoldos.com.pt e receba a sua estimativa de orçamento.