«Entre 2000 e 2013 registaram-se 109 mortes de crianças em consequência de quedas.»
Esta é uma das frases que constam num artigo que lemos recentemente no Observador.pt. O artigo chama-se Quedas de crianças. Os casos que foram notícia.
Habitualmente escrevemos sobre estes temas numa perspectiva de lazer e enumeramos as vantagens e benefícios de fechar uma varanda ou colocar uma cortina de vidro para melhor aproveitar o espaço.
Hoje, e depois de nos cruzarmos com o artigo mencionado acima, queremos lembrar, ou relembrar, aos nossos clientes e amigos a importância de criarem espaços seguros para as crianças e assim evitarem potenciais acidentes.
A maioria de nós prefere um apartamento com varanda a um sem varanda. Afinal a varanda é aquele espaço extra que permite a família arejar um pouco, ter um ambiente mais ou menos ao ar livre. Mas quando nascem os filhos é preciso ter consciência que a varanda pode ser um espaço cheio de perigos para os mais pequenos.
Existem várias opções no mercado para a protecção das varandas contra quedas (de crianças mas também de adultos e animais). Cada caso é um caso, e não é possível fazer tudo em todas as varandas, mas a solução é procurar alternativas e ver o que pode fazer:
- Fechar a varanda com cortinas de vidro?
- Colocar pára-vento reguláveis?
- Colocar uma rede protectora?
A Arquitetoldos tem uma vasta experiência em algumas destas soluções e a nossa equipa está à disposição para visitar a sua varanda e sugerir-lhe uma boa opção. Contacte-nos!