Arquitetoldos

Blog Toldos e Coberturas

Este espaço fica reservado para partilhar consigo alguns dos nossos trabalhos, boas práticas de conservação e manutenção de toldos, pergolas ou cortinas de vidro, sugestões de decoração para casa e jardim, e muito mais.

Pérgola Bioclimática ou Pérgola Tradicional?

Oliveiros Queiros - Tuesday, February 12, 2019

   

   

Uma das soluções de sombreamento mais versáteis e enquadráveis nas diferentes arquitecturas dos espaços dos nossos clientes são as Pérgolas. Mas que pérgola escolher? Uma pérgola tradicional ou uma pérgola bioclimática?

Designamos por pérgolas tradicionais todas as que já existem no mercado há muitos anos, as tradicionais pérgolas de madeira, ou pérgolas de ferro, ou pérgolas de alúminio, ou pérgolas de cimento. São, em todos os casos, estruturas simples e feitas à medida do espaço de cada cliente.

As pérgolas tradicionais são, e sempre foram, boas soluções de sombreamento e mesmo para a protecção contra chuva e vento. Contudo, quando o objectivo é tornar o espaço mais agradável e versátil ao longo de todo o ano, uma pérgola tradicional tem de ser sempre complementada por outros artigos.

Por exemplo, para que haja sombreamento efectivo recomenda-se a colocação de um toldo horizon no topo. E se quiser incorporar iluminação é necessário passar os fios pela estrutura e trabalhar os acabamentos o melhor possível.

Por outro lado, as pérgolas bioclimáticas foram pensadas de forma integrada. A estrutura que é montada é como se fosse uma peça única, sem acabamentos visíveis e a haver fios eléctricos eles ficam dentro do perfil. No topo já tem lâminas motorizadas e silenciosas que podem ser operadas remotamente e deixar entrar ou tapar o sol conforme se quiser. E se precisar de proteger as lateriais por causa do vento, sugerimos a leitura deste outro artigo que escrevemos.

Uma pérgola bioclimática é, normalmente, uma obra que requer um maior investimento que uma pérgola tradicional. Mas é outro requinte e outra beleza, é uma solução mais minimalista mas ao mesmo tempo uma solução robusta.

Na dúvida o melhor é perguntar aos especialistas. Na Arquitetoldos fazemos e montamos pérgolas tradicionais há mais de 30 anos e colocamos pérgolas bioclimáticas mais recentemente; saberemos responder às suas questões para que tome a melhor decisão para si e para o seu espaço. Ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Combinações de cor a evitar no seu toldo

Oliveiros Queiros - Monday, January 28, 2019

Na hora de escolher um toldo para a sua casa ou para o seu espaço comercial há uma série de decisões para tomar. Além da decisão sobre o fornecedor escolhido, conte ainda ter de decidir sobre:

  • Tipo de toldo que vai comprar 
  • Cor do toldo que vai comprar 
  • Tipo de tecido para o seu toldo 
  • Se o toldo for retráctil, se vai querer manual ou eléctrico 
  • Se quer um sensor de vento e temperatura

Se vai comprar um toldo para um estabelecimento comercial, tem ainda uma decisão adicional, e muito importante para tomar – que combinação de cores vai usar!

Um dos seus principais objectivos para investir num toldo para o seu estabelecimento comercial é a visibilidade, tornar o seu espaço bem vísivel para quem passa perto. Outro dos objectivos é tornar o seu espaço mais atraente para quem passa. E para isso vai querer escolher uma cor bem visível e bem atraente!

Contudo, um toldo comercial é normalmente feito em duas cores, uma para o toldo em si e outra para as letras com o nome da sua empresa, tipo de estabelecimento ou mesmo logótipo. E é nesta combinação que é preciso uma atenção muito especial, pois as palavras deverão ficar facilmente legíveis por que passa, senão perde-se o seu efeito informativo.

Neste vídeo produzido há uns anos por uma Gráfica nos EUA, são-nos demonstradas 5 combinações “proibidas” de cores, que se aplicam na perfeição aos toldos:

5 combinações “proibidas” de cores: 

  • Amarelo sobre Verde 
  • Verde sobre Vermelho 
  • Roxo sobre Verde 
  • Vermelho sobre Preto 
  • Azul sobre Vermelho 

Estava a pensar numa destas combinações? Pense de novo, tem muitas outras opções. 

Na Arquitetoldos contamos com mais de 30 anos de experiência no fabrico e montagem de toldos para estabelecimentos comerciais, e sabemos que cores combinam e quais não combinam. Sempre respeitando as normas gráficas definidas pelo cliente. Ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Mobiliário exterior alegre é Fermob

Oliveiros Queiros - Thursday, January 10, 2019

O ano de 2018 foi um excelente ano para a Arquitetoldos. Fizemos mais de 400 trabalhos, desde simples reparações de toldos rasgados até à criação de prolongamentos de espaço com pergolas bioclimáticas, cortinas de vidro e toldos horizon.

Algumas das soluções de sombreamento que os nossos clientes nos pedem têm como objectivo mais que fazer sombra, são na realidade a criação de extensões das suas casas com espaços que lhes permitem usufruir do ar livre mais vezes durante o ano. Nós criamos as soluções de sombramento e depois os clientes mobilam e decoram o espaço ao seu gosto.

Por exemplo, numa varanda acabam por comprar uma mesa e algumas cadeiras, ou um sofá. Num terraço precisam de iluminação, mobiliário exterior e até alguma decoração.

É por isso que para nós, Arquitetoldos, é importante sabermos recomendar boas soluções de mobiliário exterior. É por isso que recomendamos a Fermob – Loja de mobiliário in & outdoor em Lisboa

Este fabricante de mobiliário exterior tem um loja aberta ao público na Avenida Dom Carlos I, n.º 29 / 33, em Lisboa (bairro de Santos). A Fermob define-se como fabricante Francês de mobiliário exterior em metal e colorido, e conta com este espaço totalmente dedicado à decoração de jardins, de esplanadas e de varandas. 

Porque o nosso sucesso também se deve aos nossos parceiros, a Arquitetoldos sugere uma visita à Fermob Lisboa. E já sabe, para soluções de sombreamento, estamos ao dispor. Ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Arquitetoldos faz parceria com Sunflex

Oliveiros Queiros - Thursday, December 27, 2018

As cortinas de vidro, também conhecidas como janelas panorâmicas, são desde há muito um dos produtos mais requisitados pelos clientes Arquitetoldos. São uma excelente solução para fechar varandas ou terraços, bem como para delimitar espaços comerciais, como foi o caso deste stand de automóveis em Lisboa.

Na Arquitetoldos estamos sempre à procura das melhores soluções do mercado para dar resposta à exigência dos nossos clientes, e nesse sentido decidimos encetar uma parceria com a Sunflex, empresa com mais de 30 anos de história e com presença firmada em diversos países, da Tailândia aos Estados Unidos da América.

Acreditamos que com mais estas opções técnicas (a Sunflex é uma empresa especializada em sistemas de correr de harmónio, sistemas de correr e giratórios e sistemas de paredes de correr e encartar) enriquecemos o nosso portefólio de soluções para os espaços dos nossos clientes. Não deixamos de disponibilizar nenhuma das opções técnicas que temos hoje, simplesmente acrescentamos as da Sunflex.

Por isso, se está a pensar em fechar o seu espaço sem perder a vista e luz natural, conte com a Arquitetoldos e com os nossos parceiros. Ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Em vez de ir comer fora, vá comer lá fora!

Oliveiros Queiros - Wednesday, December 12, 2018

Quem tem uma família grande sabe bem o peso da alimentação no orçamento mensal. Mas o peso é ainda mais notório quando decide ir comer fora, ao restaurante ou pizzaria. Se o fizer várias vezes por mês arrisca-se a gastar mais em comida fora de casa que na comida que compra no supermercado para confecionar no dia-a-dia.

Para mais, na maioria das vezes, a comida feita em casa é mais saudável e nutritiva. Então porque não juntar o útil ao agradável, e em vez de ir comer fora experimentar comer lá fora!

Neste momento poderá estar a pensar – comer lá fora com este tempo, como? – mas se o estou a sugerir é porque tenho a solução. Ou melhor, as soluções!

Quantas vezes olhou para aquele pequeno pátio interior, terraço ou jardim e pensou – se estivesse bom tempo púnhamos a mesa lá fora para o pequeno almoço. A Arquitetoldos pode sugerir-lhe a melhor opção para que isso seja possível, mesmo quando o tempo não está convidativo. Desde um bom toldo, que em muitos casos pode ser suficiente, até a um prolongamento de espaço como este que fizemos recentemente na Quinta da Beloura, passando por uma pérgola bioclimática ou uma simples cobertura em policarbonato, nós temos a solução.

Talvez o leitor tenha pensado muitas vezes – se não estivesse tanto vento na varanda almoçávamos lá fora. Pois também para si a Arquitetoldos tem boas alternativas. Desde as mais conhecidas cortinas de vidro aos robustos e flexíveis pára-vento reguláveis, pense outra vez, pois mesmo com vento pode aproveitar melhor a sua varanda!

É dos que adora ir comer fora? Também eu, mas há dias em que apetece mesmo é ficar em casa com a família ou receber os amigos. E se for possível comer lá fora, melhor ainda. Está neste momento a pensar no que poderia fazer no seu espaço? Ligue-nos (219 758 190) ou envie um pedido de contacto; um dos nossos especialistas dará uma ajuda.

Portfólio Arquitetoldos

Oliveiros Queiros - Wednesday, November 28, 2018

Este mês estamos em modo nostálgico e isso está a reflectir-se nos textos que escrevemos. Há dias publicamos aqui neste mesmo espaço um artigo entitulado «Toldos - tocar antes de comprar», em que evidenciamos a importância do toque no momento de tomar a decisão de compra. Hoje vamos voltar a falar de novo do “papel”.

Na Arquitetoldos reconhecemos a importância do digital na comunicação com os nossos clientes, e é por isso que no nosso website optamos por mostrar alguns dos nossos trabalhos realizados ao longo de mais de 30 anos de actividade. Fazemo-lo porque os nossos potenciais clientes gostam desse meio de contacto e divulgação – pesquisar na internet e ver no conforto da sua localização o que procuram e o que temos para lhes oferecer.

Mas mais relevante que ser digital ou não digital é a nossa comunicação, e o nosso portfólio, chegar às mãos dos que nos procuram no momento certo. Fruto da nossa participação em Feiras Empresariais, como foi a Hotel Decor que decorreu no passado mês de Outubro no Porto, criamos uma brochura, um catálogo em papel com alguns dos nossos trabalhos, bem como uma explicação técnica das soluções de sombreamento de que dispomos.

E como tudo neste mundo se cruza, eis que vamos disponiblizar online, aqui, uma versão em PDF do Portfólio Arquitetoldos. Faça o download e guarde para consulta sempre que precisar.

Também é dos que gostam de ver as coisas em papel, como eu? Ligue-nos (219 758 190) e peça-nos uma cópia. Um dos nossos comerciais combinará consigo a entrega.

Toldos - tocar antes de comprar

Oliveiros Queiros - Tuesday, November 13, 2018

Vivemos um tempo em que o mundo digital representa um papel cada vez mais activo no processo de compra do consumidor, num tempo em que comprar online é cada vez mais comum e uma alternativa ao comercio tradicional.

No entanto, a maioria dos compradores continua a preferir tocar e ver ao vivo os produtos antes de comprar. Segundo um estudo promovido pela Retail Dive, 62% dos inquiridos referiram que preferem comprar na loja para poderem tocar e sentir os produtos antes de comprar, e metade preferem a compra ao vivo para poderem levar o produto imediatamente para casa.

No nosso mundo, no mundo dos toldos e outras soluções para sombreamento, mesmo sem termos feito qualquer estudo rigoroso, arriscamos a dizer que 100% dos clientes preferem tocar, sentir e ver ao vivo os tecidos antes de escolher e comprar.

Naturalmente, as pessoas gostam de ver como são as cores. Como é que é mesmo aquele vermelho ou aquele azul que vai ser colocado no seu toldo. Gostam de sentir a textura, olhar se é mais opaco ou mais translucido. Afinal, desde que eramos crianças que gostamos de ver com a ponta dos dedos!

É por isso que os nossos comerciais e especialistas em toldos têm consigo catálogos com amostras reais dos tecidos que irão ser colocados nos toldos. Para que os nossos clientes possam ver, tocar e sentir as diferentes opções que dispomos para o seu espaço. E deixa-los com todo o conforto de saberem de antemão o que vão obter como produto final.

Não é mesma coisa escolher um toldo em PVC, um toldo em Dralon ou um toldo em Tela Microperfurada. E explicar por palavras ou imagens não chega para vermos a diferença efectiva.

Não é mesma coisa escolher um vermelho vivo ou um vermelho frutos silvestres. E as tonalidades, ditas ou mostradas numa foto, podem não corresponder à realidade. É preciso ver uma amostra real para termos a certeza que é aquilo que queremos.

Quando nos pedir um orçamento grátis e uma visita ao seu espaço, conte com a possibilidade de ver ao vivo e a cores os tecidos que vai ter nos seus toldos. Fazemos questão!

Prolongamento de Espaço na Quinta da Beloura

Oliveiros Queiros - Wednesday, October 24, 2018

Entre Sintra e Cascais, bem perto do Autódromo do Estoril, fica a Quinta da Beloura, um lugar da freguesia de São Pedro de Penaferrim, adjacente aos lugares do Linhó e da Abrunheira.

Esta urbanização é recente e foi construída de raiz a partir de meados dos anos 90. Tem vários condomínios de apartamentos e várias dezenas de vivendas, além de uma área empresarial e outra comercial. Conta ainda com um campor de golfe, campos de ténis e o Hotel Pestana Sintra Golf no seu interior.

Foi numa das vivendas ali localizadas que a Arquitetoldos criou mais um prolongamento de espaço para usufruto dos seus moradores. Uma sala contigua à moradia, fechada mas que pode ser totalmente aberta sempre que se quiser.

Foi feita uma cobertura com telha sandwish e um tecto em pladur com focos embutidos. Nas laterais colocamos umas cortinas de vidro, o que permite ter uma luminosidade muito grande, mesmo em dias com menos sol.

Deixamos em seguida algumas das imagens do prolongamento de espaço, já com a mobília e decoração do seu proprietário.

Quer criar uma espaço assim na sua casa? Entre em contacto com a Arquitetoldos e vamos ver em conjunto a melhor solução.

Prolongamento de Espaço em moradia com jardim

Oliveiros Queiros - Wednesday, October 10, 2018

Sabia que Alverca já foi Concelho e que Santa Iria da Azóia fazia parte desse território administrativo? Pois é, segundo o Wikipedia, Santa Iria da Azóia já foi motivo de inúmeras disputas territoriais entre concelhos vizinhos e foi só em 1926 que ela foi definitivamente integrada no concelho de Loures, onde permanece até aos dias de hoje.

É nesta vila (quase ribatejana) que reside um dos nossos clientes. Numa vivenda geminada com um pequeno jardim em frente, a Arquitetoldos foi contratada para criar um prolongamento de espaço que aumentasse a área útil de utilização da casa, sobretudo nos dias em que a chuva, frio ou vento impedem um aproveitamento das áreas exteriores.

A obra foi executada recorrendo a uma cobertura fixa com perfis de alumínio e policabornato compacto. Na frente, umas cortinas de vidro de parede a parede, criando um espaço fechado com muita luz natural que facilmente se torna num espaço aberto recolhendo as ditas cortinas.

Dito assim parece uma obra fácil, e na realidade não é difícil. O nosso segredo está na experiência que nos permite recomendar a melhor solução para cada caso (e cada casa). 

No seu espaço a melhor solução pode ser a mesma ou outra. Em qualquer dos casos, a Arquitetoldos terá uma opção de prolongamento de espaço para a sua casa. Peça uma visita e orçamento sem compromisso!

Pergola em ferro galvanizado e lacado

Oliveiros Queiros - Tuesday, September 25, 2018

Quando os nossos clientes procuram uma solução para sombrear os seus espaços encontram muitas e diversas opções no mercado. Aliás, na Arquitetoldos temos inúmeras soluções para sombreamento, essa é a génese do nosso trabalho.

Só dentro da opção Pergolas oferecemos Pergolas Biolimáticas, Pergolas em Madeira, Pergolas em Alumínio e Pergolas em Ferro. Por vezes o difícil é escolher a melhor opção para cada espaço e cada orçamento.

Ainda há pouco tempo fomos contactados por um cliente que tem uma casa na zona da Comporta e que queria criar um pequeno espaço no exterior com sombra e conforto para si, para a sua família e amigos. Nada muito impactante, algo que se enquadrasse com perfeição na paisagem e na arquitectura da casa. Algo discreto mas funcional.

Esse é o nosso papel, trabalhar com cada cliente na melhor solução para o seu caso, para o seu espaço. Para esta belíssima casa a escolha recaiu numa Pergola em Ferro Galvanizado e Lacado com um Toldo Horizon Branco para sombrear.

Simples, esteticamente agradável e com toda a funcionalidade pretendida. Não foi a solução mais cara, não foi a solução mais barata. Foi a solução adequada às necessidades e gosto deste cliente e da sua família.

Quando estiver a avaliar uma solução para sombreamento para o seu espaço fale com os especialistas, fale com a Arquitetoldos!