Arquitetoldos

Blog Toldos e Coberturas

Este espaço fica reservado para partilhar consigo alguns dos nossos trabalhos, boas práticas de conservação e manutenção de toldos, pergolas ou cortinas de vidro, sugestões de decoração para casa e jardim, e muito mais.

Pergolas Bioclimáticas para Esplanadas

Oliveiros Queiros - Monday, July 13, 2020

Na Praça Prof. Dr. António Castanheira Neves, em Tábua, podemos encontrar o Tribunal da cidade. E ali mesmo ao lado está a Pastelaria e Padaria Braspodoce, casa com fabrico próprio e que serve refeições rápidas a quem por ali passa.

A Braspordoce é sobejamente conhecida e reconhecida em Tábua e na região, quer pela sua pastelaria de excelente qualidade (dizem-me que tenho de provar o pastel de nata com amêndoa), quer pela atendimento rápido e simpático. E é um espaço de eleição da população local também pela sua grande e espaçosa esplanada, bem no coração da cidade.

Desde a sua fundação, em 2011, que os proprietários zelam pelo conforto do espaço exterior da sua Pastelaria, sabendo que é ali que muitos dos comensais gostam de tomar o seu café ou mesmo almoçar. Volvidos 9 anos de sucesso decidiram tornar a esplanada ainda mais confortável e bonita – instalaram umas pergolas bioclimáticas para esplanadas!

Após contactarem a Arquitetoldos tiveram conhecimento desta solução de sombreamento e não tiveram dúvidas, era a melhor solução para o seu espaço. Pediram a colocação de 4 pergolas bioclimáticas, pois além de toda a beleza que as mesmas proporcionam à esplanada e a toda a pastelaria, ainda têm uma solução flexível que permite regular com facilidade a cobertura para deixar entrar a luz quando é preciso e fechar a mesma quando está muito sol ou chuva. Tranquilamente, ao carregar de um botão!

Dias mais tarde decidiram colocar também umas cortinas de vidro em torno das pérgolas, protegendo assim o espaço de qualquer condição atmosférica, possibilitando a sua utilização durante todo o ano. 

Veja o vídeo com mais esta obra de referência feita pela Arquitetoldos. E claro, para falar sobre uma solução de sombreamento para o seu espaço ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

10 maneiras de manter a sua casa fresca

Oliveiros Queiros - Monday, June 29, 2020
  1. Plante uma árvore ou arbustos 
  2. Compre um toldo 
  3. Proteja o interior do sol 
  4. Não cozinhe no forno 
  5. Coloque uns estores 
  6. Desligue eletrodomésticos não essenciais 
  7. Faça o isolamento térmico da casa 
  8. Compre uma ventoinha para o tecto 
  9. Pinte a casa de branco 
  10. Evite banhos demorados e quentes 
Não temos todas as soluções, nem todas as ideias, mas para as opções 2 e 5 ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website. 

Pérgolas Bioclimáticas para Varandas

Oliveiros Queiros - Wednesday, May 06, 2020

Cada dia que passa temos mais certeza que as pérgolas bioclimáticas são um produto extremamente versátil. Parece que ficam bem em qualquer local!

Num último andar de um prédio em Benfica os proprietários dispõe de uma belíssima varanda. Mais larga que uma varanda normal, mais comprida que uma varanda normal e sem cobertura, pois estão no último andar. Uma varanda de sonho numa localização privilegiada dentro da cidade de Lisboa.

Naturalmente procuraram uma solução de melhoramento de tão belo espaço exterior. Algo que possibilitasse o seu aproveitamento na maioria dos dias, na maioria das horas. E as soluções são muitas, mas quando se depararam com as Pérgolas Bioclimáticas deixaram de procurar – era aquilo, era a solução perfeita!

Com um desgin simples, discreto mas ao mesmo tempo belo; de rápida e relativamente simples montagem, sem ser preciso grandes obras ou aparatos; e muito, mas muito funcionais. Com lâminas que rodam até 145 graus controladas remotamente, podemos escolher se queremos uma cobertura completamente fechada por causa do sol ou da chuva ou se queremos deixar entrar a luz e o ar. Com luzes led embutidas nas lâminas e controladas também por controlo remoto podemos modelar o ambiente. E, se um dia os proprietários quiserem, pode-se fechar as lateriais com uma solução flexível com cortinas de vidro ou pára-vento reguláveis.

E assim deixamos mais um cliente satisfeito com o seu espaço exterior. Para falar connosco sobre o seu espaço exterior ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Tempo de ficar em casa. Tempo de aproveitar a sua casa!

Oliveiros Queiros - Thursday, April 16, 2020

No dia em que escrevo este texto passou cerca de 1 mês desde que a nossa vida em Portugal, e no Mundo, mudou radicalmente. Não temos memória de uma situação com a gravidade provocada pelo COVID-19. Não temos memória de tanta gente a passar tanto tempo em casa. Na sua casa.

E hoje, no dia em que escrevo estas linhas, a incerteza é a única certeza. Apenas podemos prever que, nos tempos mais próximos, iremos passar muito tempo em casa. Na nossa casa. Para nossa segurança. Para segurança de todos.

Importa por isso tentarmos tornar a nossa casa num espaço o mais agradável possível. Confortável. Bonito. Um lugar onde toda a família se sente bem, o melhor possível.

Na Arquitetoldos estamos a trabalhar. Adoptamos todas as medidas de segurança possíveis e continuamos a responder às solicitações dos nossos clientes. E temos recebido muitas solicitações. De pessoas que, por uma razão ou outra, quiseram melhorar um espaço da sua casa.

Porque é agora que têm o tempo necessário para pensar na solução de sombreamento que há muito queriam colocar na sua casa. 

Porque assumiram que se é para ficar em casa muito tempo, que seja da melhor maneira possível. 

Porque sabem que se avizinha o Verão e que agora é a altura ideal para se prepararem para usufruir daquele espaço exterior lá de casa com todo o conforto desejado. 

Se quiser falar connosco sobre as soluções de sombreamento existentes para o seu espaço, ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website. 

Acima de tudo, mantenha-se em segurança. Proteja-se e proteja os outros. Saúde para todos!

As melhores esplanadas de Lisboa

Oliveiros Queiros - Thursday, February 27, 2020

Lisboa é hoje uma cidade reconhecida e apetecida, tanto pela população local como pelos turistas que nos visitam todos os dias. Com inúmeras atrações, desde museus e monumentos a uma gastronomia amplamente apreciada por todos, a capital Portuguesa é aclamada nos principais meios turísticos como um dos melhores locais para visitar em todo o mundo.

As suas caracteristicas geográficas fazem da cidade de Lisboa o sítio perfeito para albergar esplanadas e terraços com vistas espectaculares, quer sobre o Tejo quer sobre a própria cidade. O site Lisbon Guru Travel Guide destaca 10 dos melhores Rooftops em Bares e Restaurantes em Lisboa.

O espaço listado em 2º lugar é o Restaurante Zambeze, local que conhecemos bem e que confirmamos como tendo uma esplanada com uma vista fantástica. Aliás, foi neste local que em meados de 2019 a Arquitetoldos colocou 3 Pérgolas Bioclimáticas que tornaram a esplanada ainda mais agradável. Veja e leia sobre este trabalho seguindo este link.

Um dos desafios dos proprietários dos espaços que têm a possibilidade de criar um Rooftop ou Esplanada com estas vistas deslumbrantes sobre Lisboa é que não está sol e calor todos os dias do ano. E é por isso que na Arquitetoldos criamos soluções de sombreamento, também para espaços comerciais. Desde a já mencionada Pérgola Bioclimática aos Pára-vento reguláveis ou Prolongamentos de espaço, como o que fizemos também em 2019 no Restaurante Com Pinta, na Ericeira.

Para obter uma solução à medida para o seu espaço comercial ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Prolongamento de Espaço nos Açores

Oliveiros Queiros - Wednesday, January 22, 2020

Junto ao Porto das Pescas, em Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel no Açores, podemos encontrar o Restaurante Estrela do Mar. Conhecido na região, e não só, pelo peixe fresco assado na brasa e pelo marisco vivo dos Açores, este espaço conta com uma esplanada com uma vista privilegiada sobre o mar e sobre o Ilhéu de Vila Franca do Campo.

Escusado será dizer que, sempre que possível, os clientes da casa preferem degustar a sua refeição na esplanada. Agora é possível mais vezes, pois os proprietários do restaurante decidiram criar uma esplanada coberta, que pode ficar fechada nos dias menos agradáveis e aberta nos restantes.

O obra desenvolvida pela Arquitetoldos foi aquilo a que chamamos um Prolongamento de Espaço. Colocamos uma estrutura em alumínio branco lacado sobre um estrado em contraplacado marítimo e coberta por policarbonato compacto. No tecto um toldo horizon regula a entrada de luz na esplanada. Nas lateriais ficaram umas cortinas de vidro, solução óptima para quem pretende flexibilidade para ter o seu espaço aberto e fechado a gosto.

Quando puder passe por lá, mas entretanto veja mais algumas imagens do espaço e da obra realizada pela Arquitetoldos.

Toldos verticais transparentes

Oliveiros Queiros - Wednesday, December 11, 2019

Ao longo dos últimos anos temos escrito muito neste espaço sobre Toldos. Já dissemos que existem vários tipos de toldos, já informamos os nossos leitores que esses toldos podem ser feitos de diversos materiais e que podem vir em todas as cores, já abordamos o tema da estampagem, mas nunca demos particular destaque aos toldos verticais transparentes. É hoje!

Os toldos verticais transparentes são uma óptíma solução de protecção contra o vento e chuva para varandas, terraços e alpendres. “Óptima solução?” perguntarão alguns. “Então não é melhor colocar umas cortinas de vidro ou uns para-vento reguláveis?”, perguntarão outros.

Sim, em muitas ocasiões essas outras alternativas podem ser uma melhor solução. Mas os toldos verticais transparentes têm algumas vantagens, tais como: 

  • São uma solução relativamente mais barata; 
  • São facilmente amovíveis, facilitando uma eventual retirada dos mesmos quando assim é preciso. Por exemplo, uma esplanada de um café cujo dono quer retirar tudo durante o verão e deixar o espaço completamente ao ar livre; 
  • São igualmente de fácil manutenção. Limpam-se rapidamente com um pouco de água morna e detergente não abrasivo; 
  • São totalmente personalizáveis. Podem ser totalmente ou parcialmente transparentes e, a parte que não é transparente pode ser feita do material e cor à escolha do cliente. E até podem ser estampados, tal como qualquer outro toldo.

E com o sistema de ZIP para toldos verticais tornaram-se ainda numa solução mais apetecível, pois já não têm de ser aqueles toldos que se prendem ao chão com ganchos e que ficam a abanar com o vento incomodando quem se encontra no espaço.

Quer avaliar se os toldos verticais transparentes são uma boa opção para o seu espaço? Ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website. Um dos nossos especialistas falará consigo e explicará todos os detalhes.

Toldos verticais com sistema ZIP

Oliveiros Queiros - Thursday, November 28, 2019

Hoje aproveito este espaço para escrever sobre uma nova solução que estamos a introduzir no mercado Português, os toldos verticais com sistema de ZIP. A novidade não está nos toldos verticais propriamente ditos, pois é algo que já fazemos há mais de 3 décadas. A novidade está no sistema ZIP.

Fazendo lembrar o fecho zipper, mas não sendo exactamente um fecho-éclair, este sistema ZIP aplicado aos toldos verticais permite dar estabilidade extra ao toldo quando corrido para baixo, pois este passa por umas guias verticais à medida que desce.

O cliente continua a poder escolher o material em que o seu toldo vertical será feito (tecido, tela PVC, dralon ou mica transparente) e continua a ter ao seu dispor todas as cores que possa imaginar. Mas agora pode também escolher que o seu toldo vertical não vai ficar a abanar com o vento quando está estendido.

Os toldos verticais com sistema de ZIP complementam muito bem outras soluções de sombreamento, pois pode ser facilmente aplicado em pérgolas de madeira ou pérgolas bioclimáticas. Pode ainda ser aplicado sozinho em varandas e alpendres.

Quer saber mais? Ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website. Um dos nossos especialistas falará consigo e explicará todos os detalhes.

Coberturas para pérgolas

Oliveiros Queiros - Tuesday, November 19, 2019

As pergolas são uma solução de sombreamento bastante versátil e flexível, pelo que são a solução procurada por muitos dos nossos clientes. São estruturas adaptáveis praticamente a todos os espaços e que podem ser sempre feitas à medida, tornando os ambientes protegidos sem serem pesados e sisudos.

As pergolas podem ser construídas em diversos materiais, daí que tenhamos pérgolas em madeira, pérgolas em alumínio, pérgolas em ferro e até pérgolas em cimento. Desde há uns anos para cá que os nossos clientes podem também optar pelas pérgolas bioclimáticas.

Contudo, com excpeção para estas últimas que referimos, as pérgolas não são cobertas por defeito. Cabe a cada cliente decidir se prefere a sua pérgola sem cobertura ou se prefere uma pérgola com cobertura.

Habitualmente existem duas opções de coberturas para pérgolas: toldos horizon e/ou policarbonato compacto transparente.

   

Estas duas opções podem ser aplicadas isoladamente ou uma pode complementar a outra. Por exemplo, alguns dos nossos clientes optam por colocar uma cobertura em policarbonato compacto transparente para não deixar chover no espaço e complementam com um toldo horizon para poderem proteger o espaço do sol nos dias mais quentes. Outros preferem apenas o toldo horizon para protecção do sol e não usam a pérgola quando chove.

Na Arquitetoldos temos soluções de sombreamento para todos os tipos de espaços, quer casas particulares quer estabelecimentos comerciais. Para avaliar se uma pérgola é uma boa opção para o seu caso, ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.

Floreiras para esplanadas

Oliveiros Queiros - Thursday, October 24, 2019

Até quando está um friozinho e algum vento nós gostamos de nos sentar numa esplanada de um qualquer espaço comercial, café ou restaurante. É mais agradável estar ao ar livre que fechado dentro de 4 paredes, pelo menos se estiverem reunidas condições mínimas para ficar na rua.

Esta nossa preferência enquanto consumidores pode ser um desafio para os responsáveis dos ditos cafés e restaurantes – como tornar a esplanada num espaço frequentável durante os dias menos quentes?

As soluções existem e a maioria é do conhecimento geral. Basta percorrer uma qualquer rua de uma das nossas cidades para encontrarmos esplanadas com resguardos em vidro, cortinas de vidro ou mesmo pára-vento reguláveis. Contudo, ao passarmos por essas mesmas ruas dessas mesmas cidades verificamos que algumas esplanadas são mais convidativas e bonitas que outras. Podemos não saber bem porquê, mas são!

Uma das formas de embelezar o espaço exterior de um estabelecimento comercial é colocarmos floreiras para esplanadas a delimitar o perímetro. Nalguns casos podem funcionar bem sozinhas, mas quando também é preciso protecção contra vento e frio, as floreiras enquadram-se muito bem com as soluções que falamos no parágrafo anterior.

A Arquitetoldos fabrica floreiras para esplanadas à medida dos espaços dos nossos clientes e, claro, colocamos as flores ou verduras ao gosto de cada um. Por exemplo, veja como ficou a esplanada da Cervejaria Dote em Odivelas, onde uma pergola bioclimática em conjunto com pára-vento regulável ficaram lindamente delimitadas por floreiras à medida.

Para tornar a sua esplanada (ainda) mais bonita ligue (219 758 190) ou envie um pedido de contacto através do nosso website.