Arquitetoldos

Blog Toldos e Coberturas

Este espaço fica reservado para partilhar consigo alguns dos nossos trabalhos, boas práticas de conservação e manutenção de toldos, pergolas ou cortinas de vidro, sugestões de decoração para casa e jardim, e muito mais.

Janelas Panorâmicas ou Cortinas de Vidro

Oliveiros Queiros - Wednesday, November 19, 2014

São na verdade designações diferentes para a mesma solução! Quando ouvir falar ou lhe sugerirem Cortinas de Vidro, Janelas Panorâmicas, Varandas em Vidro, Vidro para Varandas ou Marquises em Vidro, provavelmente estarão todos a falar da mesma coisa.

Na sua essência trata-se de uma solução de fechamento de um espaço (Varanda, Piscina, Jardim Interior, Terraço, Esplanada) utilizando vidro temperado sobre calhas e sem prumos verticais visíveis, concedendo-lhe uma visibilidade quase total para o exterior sem os obstáculos visuais inerente a portas ou janelas convencionais.

É uma solução menos intrusiva visualmente, que em alguns espaços não interfere com a arquitectura original do edifício. É também uma solução extremamente flexível, pois permite que se abra e feche o espaço em sintonia com as condições atmosféricas ou tipo de ambiente pretendido. E claro, é uma solução que protege o espaço fechado do som, temperatura, vento ou chuva.

Mas porquê tantos nomes diferentes? Não sabemos ao certo, mas cremos que a razão principal terá a ver com a sua utilização e objectivo. Na Arquitetoldos pensamos que o termo mais correcto será “Cortinas de Vidro” (são sempre painéis de vidro, cortinas, que correm sobre calhas), mas percebemos que:

  • Se a função é fechar uma varanda, se chamem de “Varandas em Vidro”, ou “Vidro para Varandas”;
  • Quando se trata de uma marquise, lhes chamam “Marquises em Vidro”;
  • Se o objectivo é fechar o espaço privilegiando a visibilidade para o exterior, se chamem de “Janelas Panorâmicas”;
  • Quando se cria uma esplanada fechada em vidro se chamem de “Esplanadas em Vidro”;
  • E quando se colocam no interior de um escritório ou edifício se chamem de “Divisórias em Vidro”.


No final o que importa é que a solução vá ao encontro dos seus objectivos para o seu espaço. E na Arquitetoldos essa é a nossa principal preocupação. Fale connosco, envie-nos um pedido de informação, e um dos nossos especialistas em Cortinas de Vidro responderá em poucas horas e poderá esclarecer quaisquer questões que possa ter sobre a melhor solução para fechar o seu espaço. 

Trackback Link
http://arquitetoldos.com.pt/BlogRetrieve.aspx?BlogID=10830&PostID=505209&A=Trackback
Trackbacks
Post has no trackbacks.